Acesse

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Shows-Época de Ouro



É o grupo de choro mais antigo em atividade no Brasil. Foi criado por Jacob do Bandolim em meados dos anos 1960 e teve grande importância no movimento de resistência do choro nesta década, anos em que a bossa nova reinava quase absoluta.

Com Jacob, o Época de Ouro lançou os discos “Chorinhos e Chorões”, “Primas e Bordões” e “Vibrações”, passando ao largo da febre de bossa nova que dominava os meios de comunicação.

Após o falecimento de Jacob do Bandolim, em 1969, o grupo se desfez por alguns anos. O Época de Ouro voltou a atuar em 1973 sob o comando de César Faria, quando, a convite de Paulinho da Viola, participou do show “Sarau”. No espetáculo, que marcou a redescoberta do choro na década de 70, Jacob foi substituído por Déo Rian. Em 1976, no entanto, ele foi substituído por Ronaldo de Souza, que passou a ser o bandolinista oficial do grupo.

Em atividade até hoje, o Época de Ouro participou de shows e festivais como o Free Jazz Festival, em 1985 e o itinerante Projeto Pixinguinha. Em 1994, o grupo viajou pelo país com o projeto Brasil Musical, ao lado do pianista Arthur Moreira Lima.

Em seguida, foram à Frankfurt, na Alemanha, para uma série de apresentações. Ao retornar ao Brasil, em 1996, o conjunto foi convidado por Marisa Monte, Elba Ramalho, Ivan Lins e Paulinho da Viola para participar das gravações dos seus CDs.

O grupo atualmente é formado por André Bellyenne (violão 6 cordas), Antonio Rocha (flauta), Jorge Filho (cavaquinho), Jorginho do Pandeiro (pandeiro) e Tony Azevedo (violão 7 cordas).
Marcaram presença hoje em João Pessoa,no projeto de Chorinho " Sabadinho Bom" que acontece na Praça Rio Branco aos sábados, foi sem dúvida um show inesquecível!
Foto de Carla Freire

Reciclar

Paz

A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.

Buda

Amigos e suas Artes

Foto de Filomena Tavares (Portugal)