Acesse

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 13 de março de 2012

Os Insetos


Os insetos são o grupo de animais mais diversos da Terra, com aproximadamente 1 milhão de espécies descritas, mais que todos os demais grupos de animais juntos. Estima-se que existam 200 milhões de insetos para cada ser humano e alguns formigueiros podem conter mais de 20 milhões de indivíduos, ou seja, quase duas populações da cidade de São Paulo ali no seu quintal. Os insetos caracterizam-se por apresentar um par de antenas, três pares de patas e (não necessariamente) dois pares de asas.
Conforme dito anteriormente, os insetos fazem parte do grupo de animais mais diversificado existente no Planeta. Embora não haja um consenso entre entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, com 1 milhão já catalogadas. 
O mais interessante sobre estes animais é que podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, apesar de que só um pequeno número de espécies tenha se adaptaram à vida marinhas.
Só para que se tenha uma ideia desta diversidade, quase que totalmente desconhecida, existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libélulas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidópteros (borboletas), 120 mil de Dípteros (moscas), 82 mil de Hemipteros (percevejos e pulgões), 350 mil de Coleópteros (besouros) e 110 mil de Hymenópteros (abelhas, vespas e formigas). É mole ou quer mais?

Sem comentários:

Enviar um comentário